O mundo pós covid-19 levou muitas pessoas a acreditar que o modelo freelancer é o trabalho do presente, e eles não estão errados.
Com milhões de profissionais trocando a mesa de trabalho por um laptop na cama, uma nova onda de trabalhadores virtuais surgiu.
Muitas pessoas foram dispensadas dos seus empregos durante a pandemia e se viram diante de uma crise econômica que se alastrou por todo o globo.
Neste movimento, muitos buscaram uma fonte de renda online e optaram pelo freelancer como meio de sustento.
Plataformas para trabalho freelancer como Fiverr e UpWork testemunharam o aumento no tráfego e nos registros de profissionais e empresas interessados neste movimento.
Outras grandes empresas multinacionais como Google, Netflix, Airbnb, Linkedin e outras também passaram a apostar nesse modelo de trabalho e disponibilizaram micro tarefas em grandes plataformas com pagamentos em Dólar e Euro.
Muitas desses usuários que optaram por este modelo de trabalho buscam por liberdade geográfica e horários flexíveis.
Muitas outras vêm abandonando o trabalho tradicional por conta das más condições oferecidas pelas empresas, e pelo desejo de ter uma vida mais equilibrada, entre as obrigações profissionais e as atividades pessoais.
Salários baixos, excessos de trabalho, acúmulos de funções e lideres abusivos são as maiores queixas de quem busca deixar o trabalho CLT e se aventurar como profissional Freelancer autônomo.
Esse novo modelo de trabalho permite que você tenha uma renda sem abrir mão da qualidade de vida, sendo uma excelente opção para quem deseja ter mais autonomia sobre a sua própria rotina sem se afastar do mercado de trabalho.
É fato que o mercado de trabalho brasileiro passou a receber um grande número de pessoas que decidiram seguir suas carreiras de forma autônoma.
Para muitos pode parecer apenas uma alternativa pontual para a falta de emprego formal, mas, na realidade, a possibilidade de altos ganhos aliada às vantagens que o trabalho remoto oferece, tem feito desse modelo um caminho sem volta.
Isso sem contar as facilidades que a internet trouxe para quem se propõe a seguir este estilo de vida.
Para te ajudar na sua nova jornada, eu fiz uma lista de 11 vantagens do trabalho remoto para ajudar novos freelancers nessa decisão importante.
Essas são 11 vantagens do trabalho remoto:
1. Horário flexível
A flexibilidade de horários é uma das grandes vantagens de ser freelancer.
Há pessoas que funcionam bem durante a manhã, já outros se sentem mais ativos durante as horas em que a maioria estão dormindo.
A decisão de folgar ou não aos finais de semana também fica a critério de cada profissional.
Essa autonomia permite que necessidades e desejos pessoais sejam atendidos, o que é impossível de se acontecer em uma empresa tradicional.
Já imaginou poder sair para caminhar no parque no meio do expediente? E viajar enquanto trabalha? Essas são possibilidades reais para quem trabalha em modelo freelancer.
Para que essa flexibilidade seja realmente vantajosa, é necessário que o profissional seja bem organizado, pois mesmo que haja essa autonomia de horários, é preciso respeitar prazos de entrega e ter um bom planejamento do dia a dia profissional.
2. Fugir da rotina
Você já se sentiu entediado ao fazer o mesmo tipo de trabalho todos os dias como se você estivesse preso em um loop constante de trabalho monótono?
Depois de adotar o estilo de vida freelancer, você terá total poder de escolha em relação às suas atividades profissionais.
Com a liberdade de escolher o seu cliente e o projeto, você é livre para misturar tudo e diversificar o seu dia a dia profissional.
Independentemente do seu perfil , seja generalista ou especialista, sempre será possível executar diversos tipos de atividades e fugir de uma rotina entediante.
O poder de controlar os seus horários também é uma característica maravilhosa para fugir do tédio.
Trabalhe quando a criatividade estiver fluindo e faça uma pausa sempre que o desejo surgir, mas de forma responsável.
Chega de depender do relógio para almoçar ou fazer uma pausa para o café.
3. Segurança Financeira
Uma coisa que dá má reputação ao trabalho freelancer é que muitos julgam ser um negócio mais arriscado do que um contrato CLT, ou isso era o que se pensava.
A pandemia mostrou que empregos CLT são tão frágeis quanto qualquer outro.
O benefício do trabalho freelancer é que você nunca está totalmente à mercê de seu empregador.
Você pode, ao mesmo tempo, prestar serviços para diversas empresas de qualquer lugar do mundo.
Quando você tem acesso a vários projetos, mesmo que um falhe, você tem o outro para confiar.
Além disso, ao contrário de qualquer trabalho CLT, você não está constantemente preocupado se seu trabalho está em risco a cada contracheque.
4. Liberdade geográfica
A principio, grande parte dos profissionais freelancer preferem executar suas atividades profissionais de casa.
Para isso, é importante separar um cantinho especial para se tornar um escritório e um ambiente favorável às atividades profissionais.
Vez ou outra, para fugir do isolamento, alguns freelancers seguem para locais denominados Coworking. Trata-se de um ambiente especialmente pensados para o trabalho autônomo.
Nesses espaços de coworking, é possivel levar o seu computador e se juntar a outros profissionais autônomos, sendo também um ótimo ambiente para manter o networking em dia.
Já os profissionais mais experientes e com bom rendimentos financeiros podem optar pela vida de nômade digital e viajar pelo mundo enquanto trabalha.
Você tem total liberdade geográfica para fazer o que for melhor para si baseado apenas no seu desejos e necessidades.
Você pode trabalhar de casa quando for conveniente, e ir a um espaço de coworking quando for necessário esticar as pernas.
Viajar no meio da semana para visitar um amigo distante ou conhecer um novo lugar que há tempos você se planejava mas não tinha tempo.
O importante aqui é usar a sua liberdade para fazer as escolhas necessárias a sua felicidade.
5. Networking
Já que o tópico anterior trouxe o coworking como possibilidade de manter o networking em dia, saiba que essa ferramenta também é uma das grandes vantagens.
Um networking bem desenvolvido é fundamental para que você seja visto e tenha mais oportunidades neste mercado.
Estar em contato com outras pessoas pode garantir trabalhos muito vantajosos.
Afinal, depois de um certo período, nem sempre vai ser possível atender a todos os clientes e propostas.
Para não fechar as portas com um cliente em potencial, indicar um profissional é sempre bem visto para não gerar aquele climão diante de uma recusa de um projeto. E a indicação é sempre uma via de mão dupla.
Estar em um grupo de networking também vai permitir que você esteja atento àqueles projetos que surgem de surpresa.
Estima-se que já existam mais de 4 mil espaços de coworking em funcionamento no mundo.
Nas capitais e cidades mais desenvolvidas do Brasil, o coworking costuma receber profissionais em busca de parcerias, convívio social e novas amizades.
6. Maior produtividade
A partir do momento que o freelancer entende a importância de se ter um local adequado para se trabalhar e um bom planejamento de atividades a ser executadas, a produtividade tende a ser muito maior do que em espaços divididos por muitos trabalhadores.
Ter um espaço só seu, sem barulhos ou interrupções permite que você se concentre no trabalho que deve ser feito.
A liberdade de escolher quais projetos quer se dedicar e com quais pessoas deseja trabalhar mantém o profissional motivado e com melhores resultados.
O fato de construir o seu próprio salário também contribui para que o profissional encontre novas formas de manter a sua produtividade sempre alta.
Afinal, quem não gosta de ganhar mais dinheiro?
7. Aumento de conhecimento
Quem trabalha de forma autônoma sabe que uma das vantagens de ser freelancer é a absorção de novos conhecimentos e habilidades.
Isso acontece por conta da necessidade de estar sempre em busca de informações novas para desenvolver projetos com excelência.
Pesquisas mostram que profissionais freelancers tendem a buscar conhecimento e ter contato com novas habilidades, seja para participar de um novo projeto, ou apenas por curiosidade.
Fato é que a economia de tempo que se tem ao não precisar se locomover até o local de trabalho todos os dias, favorece para que o profissional possa se manter atualizado no mercado de trabalho.
Entre uma parada ou outra para um café, ou durante o tempo ocioso, nada mais indicado que se atualizar nas redes sociais, portais, blogs e livros que discutem os assuntos ligados à atividade exercida.
Continua após o anúncio
8. Menos custo
Trabalhar fora de casa é caro!
Basta imaginar os gastos que se tem ao sair de casa para trabalhar. Combustível para o deslocamento e a alimentação consomem boa parte dos ganhos.
Outras compras também representam uma boa parcela dos custos que temos ao longo do tempo "na rua".
Uma coxinha aqui, um refrigerante ali...
O profissional de trabalha em casa não tem gastos de locomoção, e se alimentar em casa é muito mais econômico e saudável.
Além disso, quem trabalha em casa tem menos impulsos de compras por não estar constantemente sendo bombardeado por ofertas publicitárias.
Quem consegue sair de casa e não gastar NADA? Difícil hein.
Seja no ônibus ou nos semáforos, sempre surge um vendedor te oferecendo algo imperdível, que você nem estava pensando em comprar, mas a oferta parece ser tão imperdível e você não está fazendo nada mesmo.
Quem nunca pegou o trem e voltou pra casa cheio de coisas inúteis úteis?
9. Possibilidade de altos ganhos
Quanto mais projetos forem solicitados, maior será a receita no final do mês - essa é a lógica.
Diferentemente do trabalho na agência, o trabalho freelance permite que quanto mais trabalhos você fizer, maiores serão os seus ganhos no final do mês.
Só não vale pegar mais projetos do que se pode dar conta e pecar na qualidade ou nos prazos de entrega.
Uma outra possibilidade que a internet trouxe foi a de trabalhar aqui do Brasil para empresas estrangeiras e receber em Dólar e Euro.
Inclusive, com a alta do Dólar, esse tem sido um grande motivador para novos freelas.
10. Liberdades exclusivas
Nada de paletó e gravata ou restrições quanto a ouvir música ou comer enquanto trabalha.
Um freelancer tem total liberdade quanto ao vestúario e outros assuntos ligados ao comportamentos.
Ás vezes, uma breve pausa durante o dia já é o necessário para refrescar um pouco a mente e voltar à produção com a mente revigorada.
Hábito que nem sempre é bem visto dentro das empresas.
Como você é seu próprio chefe, dar uma olhada rápida nas mensagens do WhatsApp ou nas fotos compartilhadas no Instagram está liberada.Idas ao banheiro ou até mesmo na geladeira para ver se tem algo para comer ou beber também estão facilitadas.
Quando se tem o controle total do horário e do que deve ser produzido naquele dia, nada impede de o freelancer parar na hora de uma partida de futebol, telejornal ou novela e retomar a função depois.
11. Equilíbrio da vida pessoal e profissional
Ao juntar cada uma das vantagens de ser freelancer apresentadas nesse artigo, conclui-se que o profissional disciplinado garantirá um excelente equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, algo que o emprego formal dificilmente oferece.
A rotina de um trabalhador comum tende a ser muito estressante, sem contar o tempo que se perde no trajeto casa/trabalho - trabalho/casa.
Se antigamente o trabalho tradicional era perfeitamente aceito, na vida do profissional moderno isso tem se tornado uma espécie de prisão.
Não poder aproveitar momentos de lazer para cuidar da mente, da saúde e dos filhos tem sido um dos grandes motivadores da busca pelo trabalho autônomo.
E mesmo com tantos sacrifícios do trabalho CLT, receber um salário que não condiz com a capacidade intelectual, são situações que podem levar à depressão em alguns casos.
Agora, imagine ter a chance de antecipar um final de semana para viajar com a família? E poder resolver algum problema no banco ou marcar uma consulta médica a qualquer hora do dia? Essas são situações possíveis para quem trabalha como profissional freelancer.
Considerações finais:
Essas 11 vantagens do trabalho remoto são apenas algumas das vantagens que separei pra você, mas essa é apenas a ponta do iceberg!



CONVERSATION